Os Jogos de Improviso e a Dialógica EU-TU

Uma das formas de entendimento sobre como se dá a existência de uma pessoa é a ótica dialógica EU-TU, defendida por inúmeros autores, sendo um dos principais o mestre Martin Buber.

Segundo essa ótica, a única maneira de EU existir é um contato com o TU. O lugar de EU só existe pela existência do lugar do TU. Quando EU e TU se encontram é que EU existe. E esse EU (que não é só a minha carinha que vejo no espelho toda manhã) só pode ser conhecido e reconhecido pelos meus próximos à medida que me exponho ao mundo, à medida que me inter-relaciono com os meus próximos, com os meus TUS que possibilitam a existência do meu EU.

Essas inter-relações se dão no cenário da vida, nos papéis que desempenho no meu ambiente de trabalho, no meu ambiente familiar, no meu ambiente de amigos, no meu ambiente de cidadão do mundo. Ou seja, o meu EU se forma a partir da soma dos papéis que eu desempenho nos contextos que vivo, da meniera que ajo no cotiadiano da vida, nas cenas do teatro da vida.

E é para isso que existimos, para descobrirmos, encontrarmos e lapidarmos esse EU. E para isso, às vezes, é preciso que haja uma ampliação dessa gama de papéis que temos e desempenhamos na vida, essa gama de perguntas e respostas que já possuímos no nosso repertório de ser no mundo, essa gama de modos de agir que temos em cada situação que já vivemos na vida.

E é nesse ponto que os Jogos de Improviso se mostram como uma grande ferramenta. Pois com os jogos de improviso é possível criar um ambiente propício para que possamos nos experimentar em papéis novos, em situações novas, em situações inusitadas para o nosso cotidiano, fazendo assim com que possamos exercitar essa ferramenta tão preciosa da nossa psique que é a espontaneidade e a criatividade.

Pois a espontaneidade e a criatividade nos possibilitam resolver qualquer situação presente com os recursos disponíveis no momento, no aqui e agora. Fazendo assim com que aconteça uma ampliação das nossas possibilidades de respostas frente as situações que enfrentamos no dia-a-dia, e que tenhamos cada vez mais esse mecanismo de encontrar soluções de maneira ágil cada vez mais lubrificado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s