Esses dois dias foram recheados de assuntos de extrema relevância social, como empatia, sociologia, desenvolvimento humano, saúde mental, o poder de contar histórias, o modelo de escolarização global, tecnologia dentro e fora da educação, neurociência, relações humanas, música e arte, parto humanizado, jogos eletrônicos e a criatividade no uso desses recursos, cidadania, empreendedorismo, capitalismo consciente, fotografia, poesia, o poder da doação, entre muitos outros…
Mais do que citar brilhantemente seus projetos pessoais, os palestrantes sinalizaram a importância de nos enxergarmos enquanto sociedade. Precisamos entender que estamos todos no mesmo barco no que tange nossas necessidades. Todos queremos ser vistos, fazer parte de algo, olhar e ser olhado, ter espaço para criar, ser ouvido e compreendido empaticamente (não apenas tolerado como muitas vezes acontece).
Foi emocionante perceber que nossa filosofia de trabalho e os 4 princípios do improviso estão alinhados com as ideias e ações de pensadores tão extraordinários. Todos, a sua forma, falaram ou demonstraram a importância da colaboração e co-criação (1. sim e), do quanto é fundamental estar inteiro na relação (2. momento presente), de como é importante agir (3. ação) e de como devemos perceber os limites do outro e respeitá-lo (4. deixar o outro bem).
Nos identificamos com a preocupação dos palestrantes em criar algo que realmente fizesse diferença no mundo que nos cerca. Ouvimos nesses dois dias a respeito do potencial humano, da sua inteligência, das suas dúvidas, anseios, medos, indagações, prazeres, descobertas, eficiência e talento. Nos deliciamos com a singularidade de cada área do conhecimento e com a forma com que essas pessoas mobilizam energia para buscar novas respostas e novas formas de atuar em suas comunidades ou mesmo em comunidades vizinhas, confirmando a capacidade que todos temos de agir no mundo de forma espontânea.
Sem dúvida, de tudo que foi dito, o que mais nos encantou foram todos os detalhes que citavam o cuidado com o outro, a crença em um mundo melhor, na reconstrução da nossa humanidade. Obrigado a todos os palestrantes que compartilharam suas descobertas conosco, e à organização do evento que criou um ambiente eficiente, delicado, cuidadoso e muito humano para nos receber. A presença dos chefs na hora do lanche, o sabor do bolo do bem, as toalhas coloridas que fizeram parte do cenário de muitos encontros no momento do piquenique… detalhes que tornaram o evento uma experiência do que é Ser Humano/Humanidade. Parabéns a todos! A equipe Improvida acredita que boas ideias precisam continuar sendo espalhadas. Sim e acreditamos que podemos transformar o mundo com alegria.
Para acessar os Talks clique em: http://www.tedxlacador.com