Improvisação como Filosofia

O que é improvisação para você?

Através de nosso trabalho com jogos de improviso, frequentemente esbarramos no desafio de definir o que é improvisação. Mesmo apaixonados pelo tema, percebemos que a tarefa não é assim tão simples, pois como tudo que fazemos, ela passa longe da concretude de palavras palpáveis e óbvias. Como definir algo que tem sua essência e origem na arte (aquilo que nos salva da realidade dura)?

Responder essa pergunta é importante não apenas para produzir esse texto, mas também para evitar que a improvisação sofra a mesma banalização e superficialização de outras áreas de conhecimento, como a Dinâmica de Grupos, o Psicodrama e a própria Psicologia.

Andrew Tarvin, autor do vídeo e estudioso do assunto, instiga-nos a encontrar uma resposta. Para ele, improvisação é uma mentalidade, uma filosofia de vida. Concordamos quando ele afirma que o improviso não pode ser visto “apenas” como uma atividade de quebra gelo, ou uma dinâmica meramente reproduzível, pois isso não irá transformar as pessoas. A verdadeira transformação acontece quando abraçamos a filosofia do improviso como uma forma de ver o mundo. Nesse caso, levaremos a postura de um improvisador para as relações fora do palco e dos exercícios, ou seja, seremos colaborativos, co-criativos e bons comunicadores em qualquer momento e lugar.

A improvisação exerce uma mudança de paradigma, pois “(…) nós, improvisadores, não acreditamos que o mundo e tudo que acontece nele é necessariamente bom, mas sim, que nós conseguimos ver o que acontece e transformar em algo melhor”, de acordo com Andrew Tarvin.

 Se estamos falando no improviso como uma maneira de enxergar o mundo, obviamente, não existirá uma única definição exata e conclusiva, por isso convidamos você a encontrar sua própria resposta: “O que é improvisação para você?”.

Saiba o que é Improvisação Aplicada para Paul Jackson, Presidente de Applied Improvisation Network – AIN – clicando aqui.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s