Uma fórmula para o engajamento

Engajamento é sempre um tema central quando trabalhamos para empresas. Boa parte das demandas que recebemos trazem de forma direta ou indireta essa questão. É por falta de engajamento que os resultados deixam de acontecer, que a qualidade é diminuída, que o absenteísmo e a rotatividade aumentam, e tantos outros problemas surgem.

Como este é um tema que me interessa, estou constantemente navegando em sites especializados à procura de publicações que falem sobre engajamento. No mês passado encontrei essa reportagem da Harvard Business Review contando sobre a fórmula do engajamento da IDEO, maior e mais renomada empresa de Design do mundo na atualidade. Ao  começar a ler um sorriso instantâneo me veio ao rosto. A aderência entre os princípios dessa famosa empresa e a improvisação aplicada são muito fortes. Na hora pensei: preciso publicar isso no blog! Vamos lá então.

Uma das premissas da IDEO é a de dar permissão para brincar e jogar, mesmo quando estão em reuniões sérias e importantes.Tom e David Kelley (fundadores da empresa) sabem que pessoas que brincam e jogam juntas formam laços mais profundos e geram um clima de permissão para tentar. Mesmo que o experimento não encontre um resultado satisfatório não há culpabilização e cobranças, o que encoraja a todos, gerando um clima favorável.

Outra premissa defendida pelos irmãos Kelley é a de que, embora a empresa tenha um próposito global, cada escritório, ou até mesmo departamento da empresa, pode e deve buscar seu propósito específico. Embora a missão global da IDEO seja gerar impacto positivo por meio do Design”, o setor de Alimentação entende que seu papel é “unir o mundo da culinária e da ciência para encontrar soluções para os problemas de alimentação do mundo”.  Isso faz com que cada colaborador entenda de forma clara seu papel na empresa. Isso favorece para que somente aqueles que genuinamente se identificam com a proposta de valor de seu trabalho permaneçam na empresa, e essa afinidade faz muita diferença no engajamento do colaborador.

A terceira premissa defendida pela IDEO é um conjunto de valores que todos devem ter como guia para suas condutas. São eles: seja otimista, colabore, aprenda com os fracassos, abrace a ambiguidade, fale menos e faça mais, assuma responsabilidades e trabalhe para o sucesso dos outros (leia também o post Cuidar do Outro). Aqui a relação com a improvisação é total. Todos esses valores são desenvolvidos nos jogos e exercícios de improviso e por isso sabemos que eles fazem toda a diferença para gerar engajamento.

“Os empregados que contratamos raramente apresentam dificuldades com as habilidades necessárias para suas atividades de trabalho, mas às vezes eles precisam de suporte para aderir a esses valores.”

A última premissa diretiva da IDEO é a de permitir que a inovação surja de baixo para cima – bottom-up. Seus fundadores perceberam que as melhores ideias surgem da energia e interesse que uma pessoa possui por um determinado assunto, por isso a ideia é dar liberdade àqueles que mostram paixão ou desejo por um determinado desafio. De fato, a nossa criatividade tende a ser proporcional a nossa identificação com um tema, e saber dar espaço para que isso se manifeste em uma organização pode fazer toda a diferença no engajamento e resultado final de um trabalho.
Então, o que achou das premissas da IDEO? Gostou? Fez sentido? Ajudou a clarear as intenções? Espero que sim, o mundo precisa de mais empresas como essas e você pode ser um multiplicador dessas ideias, mas lembre-se, essa é apenas uma entre infinitas fórmulas possíveis. Experimente criar suas próprias fórmulas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s